segunda-feira, 14 de maio de 2007

Dia 11 - Budapeste - 10/05/2007

La em Viena a maioria do pessoal tinha Budapeste como proximo destino. Vendo a turma fazendo seus roteiros, fiquei com vontade de tambem conhecer a Hungria, pois faz parte da Europa Oriental e fala um idioma que nao entendo nada.

Estava chovendo em Viena e o meu tempo para visitar Budapeste era muito curto, mas resolvi fazer a viagem mesmo assim, afinal de contas estou mochilando e uma das premissas desse tipo de viagem eh a falta de compromisso com roteiros. Fui pra Budapeste, Hungria!

Madruguei para pegar o primeiro trem que saia as 6 horas e aproveitei parte das 3 horas de viagem para estudar um pouco do idioma hungaro. Posso dizer que nao eh nada facil.

Chegando la, tive que fazer o cambio, ja que na Hungria o dinheiro nao eh o Euro e sim o Florint. Troquei 20 dolares por 6000 Florints.

Sai da estacao de trem e la estava eu novamente perdido num pais estranho sem saber direito o que fazer. Com o mapa na mao, fui tentar algum informacao na rua, pois eu nao consegui encontrar a estacao de metro. Perguntei a uma garota hungara que falava ingles!!!

Ela perguntou de onde eu era. Respondi que do Brasil. Como vi que ela fez uma cara estranha, complementei informando que ficava da America do Sul. Entao, para minha surpresa, ela disse que nunca tinha ouvido falar do Brasil! Primeira vez que ouco isso.

Dica dada pela hungara> no metro peca *sohcohs*, que sao bilhetes para uma viagem e custam mais barato. 280 Fl.

Como eu tinha pouco tempo para visitar a cidade, peguei um passeio turistico de 3h que passou por todos os pontos da cidade. Dessa maneira foi possivel ter uma boa ideia de Budapeste.

A comunicacao no final das contas nao foi complicada, pois os Hungaros no geral falam alemao, entao nao tive que ficar usando o *extenso* vocabulario que estudei durante a viagem.

Foram 3 horas de Viena ate Budapeste, fiquei 7 horas na cidade, foram mais 3 horas de volta a Viena para entao pegar o trem noturno para uma viagem de 12 horas para Koln, Alemanha. Apesar disso tudo, soh posso dizer que realmente valeu a pena. As vezes temos que ignorar a logica e temos que fazer aquilo que temos vontade. Foi cansativo? Sim, mas posso dizer que foi inesquecivel.

Ah, dos 6000 Florints, gastei exatamente 5.990, entao sobrou uma moedinha de 10 Florints que estou levando de lembranca dessa aventura.

Koeszoenoem!!!

Nenhum comentário: