sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia 20 - Pisa e Florenca, Itália - 19/05/2007

Fiz a viagem noturna de trem desde Zurique, dormindo em couchette. No início da viagem, o fiscal do trem recolheu o passaporte de todo mundo. Quando eram 2 da manhã, fui acordado pela polícia de fronteira da Itália que já chegou perguntando quem era o brasileiro. O policial fez inúmeras perguntas, inclusive questionando algumas vezes se eu estava indo para a Itália para trabalhar lá. Tive toda minha mochila revistada e a única coisa que encontraram foram a coisas típicas de turista, mesmo assim os questionamentos continuavam. Após algum tempo, disseram que estava OK e que eu podia guardar minhas coisas. O duro foi conseguir colocar tudo de volta na mochila às 2 da manha em um espaço diminuto de couchette. Esse foi o único momento que fiquei chateado durante toda a viagem, pois pela primeira vez senti o que é o preconceito na prática. Tudo bem, ficou para o passado e como história nesse blog. Que a viagem continue!

Minha primeira cidade na Itália foi Pisa, para conhecer, evidentemente, a torre inclinada de Pisa.
A torre já tem 5 metros de inclinacao do topo em relacao à base e continua perdendo cerca de um milímetro por ano. Em quanto tempo ela cairá? Na dúvida, tirei minhas fotos típicas com aquelas poses ridículas que todos fazem. A propósito, o mais divertido em visitar Pisa é ver os turistas fazendo essas poses. Sao pessoas segurando o nada, de ponta cabeça, deitados no chao com os pés para o alto e poses dignas de capa da Sexy.


Pisa é a cidade de Galileu, porém o ilustre personagem perde seu espaco para a torre de 1173.
Desde Pisa, fui até Florenca, ou Firenze como chamam os italianos. Foi nessa cidade que surgiu o Renascimento e nao conheco nenhuma outra cidade no mundo com a presenca da arte de forma tão intensa.

Como é a semana da cultura na Itália, todos os museus estão com entrada gratuita. Sorte minha para economizar alguns euros, porém resultando em muita fila, que a propósito é o que primeiro me chamou atencao na Itália, com fila no locker, na reserva de bilhetes, nos museus e em tudo mais que for possível.


O primeiro destino foi a Galleria dell'Accademia, para ver o Davi de Michelângelo. Impressionante! A estátua tem mais de 5 metros de altura e Michelângelo se atentou a cada detalhe. É possível ver as veias na escultura. No museu há também algumas obras inacabadas de Michelângelo.

foto da original, tirada a distância



foto da cópia, mostrando o tamanho da estátua
Para localizar os museus na cidade, tive que gastar a meia dúzia de frases que sei em italiano. O duro é que quando eu fazia minhas inocentes peguntinhas, os italianos disparavam a falar em italiano. A vantagem é que eles também usam as mãos para falar, facilitando assim o entendimento. A propósito, sinistra é esquerda em italiano.

Visitei também a Galleria degli Uffizi e obras famosas de diversos artistas, como o Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli.

Cópias de esculturas conhecidas estão espalhadas por toda a cidade, então a própria cidade é um museu a céu aberto.

Nenhum comentário: