sexta-feira, 1 de junho de 2007

Dia 21 - Roma, Itália - 20/05/2007

Ontem no fim do dia, peguei pela primeira vez o trem rápido, que corre a pelo menos 2 vezes a velocidade do trem normal. Dessa maneira levei menos de 2 horas para chegar em Roma, onde minha amiga italiana já estava me esperando na estação.

Ela e o namorado dela me levaram para conhecer Roma a noite, além de irmos a um barzinho numa região tipo Vila Madalena para tomar uma bebida tipicamente..... brasileira, caipirinha.

Já no dia 20, fui visitar a cidade. De cara fui conhecer a escultura Moisés de Michelangelo. Diz a história que assim que Michelangelo terminou a escultura, achou que tinha ficado tao perfeita que falou "Parla Mosé" (fala Moisés).

De lá, andando cheguei ao Coliseu, que eu já tinha visto ontem a noite. Entrei sem pagar no Coliseu, já que estamos na semana da cultura na Itália. Por mais que conheçamos o Coliseu pela TV, estar lá dentro é uma emocao diferente. É incrível imaginar tudo que já aconteceu naquele lugar. Além do prédio em si, há uma exposicao de itens da época.

O melhor sorvete do mundo está na Itália. Seus famosos gelati são feitos em casa, então pela cidade você nunca toma dois sorvetes iguais. Além dos preços serem muito bons, dentro dos padrões europeus.

Uma área da cidade que não vemos tanto na TV é a do Rórum Romano. Acredito que seja a área mais interessante da cidade. Trata-se de uma cidade inteira em ruínas. Andar por lá é como estar no meio do seriado Roma. Era onde ficava o palácio de Júlio César, o Parlamento, o mercado e as casas da população. Gastam-se boas horas desvendando a cidade.


O trânsito em Roma é pior que o de São Paulo. Uma confusão só. Pessoas atravessando um qualquer lugar, na frente dos carros, gente xingando, coisa de louco.

Em todos os países que visitei, encontrei além de muitos coreanos, um número bem grande de turistas indianos. Eles estão por todos os lados.

Descobri hoje que meu passe de trem sumiu!!! E agora, como faço? Pela primeira vez na viagem fiquei nervoso de verdade. Minha amiga italiana, procurando me ajudar, começou a ligar para um monte de lugares. Eu fiz o seguro do passe quando o comprei, então amanha descubro como resolver a situação.

O jantar hoje foi na casa de meus amigos, que convidaram algumas pessoas para o jantar. Minha amiga italiana é cantora e tem em seu repertório músicas brasileiras, das quais é muito fã. Por essa razão, nosso jantar foi acompanhado de um DVD da Maria Rita além de muitas risadas. Os italianos são realmente muito divertidos.

No fim do jantar, quando eles foram embora, vieram me cumprimentar. Tomei um susto quando um dos amigos da minha amiga, ao me cumprimentar, veio já encostando o rosto dele no meu dos dois lados, como se fosse beijar!!! É assim que amigos se cumprimentam. Choque cultural...

Nenhum comentário: