domingo, 8 de julho de 2007

Dia 28 - Postdam e Berlim, Alemanha - 27/05/2007

Nem comentei no dia de ontem, mas enquanto eu estava no Tiergarten, o pessoal do canal Travel & Adventure estava gravando o programa Mochileiros. A propósito, assisti muito a esse programa quando eu estava programando minha viagem e no fim acabei assistindo-o in loco em Berlim.

Logo no período de manhã, peguei o trem até a cidade de Postdam, patrimônio da Unesco. Nessa cidade em 1945 ocorreu a "Conferência de Postdam", na qual o mundo foi partilhado entre comunistas e capitalistas, dando origem aos blocos da Guerra Fria.

Em Postdam temos vários palácios, como o Sanssouci, que embora muito bonitos, não têm o mesmo glamour do palácio de Versailles, na França.

Na parte da tarde, já de volta a Berlim, fui ver a exposição "Topografia do Terror", que fica nos escombros de onde um dia foi a a Gestapo (Geheim Staatspolizei, polícia secreta do Estado) e a direção das SS (Schutzstaffel, guarda de segurança do partido nazista e do "Führer"), chefiadas por Heinrich Himmler, situado a 400 metros do bunker de Hitler. A exposição é a céu aberto, pois no local só há escombros, mas está prevista a construção de um museu até 2009.

No fim do dia resolvi conhecer um lado de Berlim que sempre tive curiosidade, o lado pobre. É interessante ver o que ainda resta da DDR (Deutsche Demokratische Republik - República Democrática Alemã).

Como ninguém é de ferro, a noite fui ao "carnaval" que está acontecendo na cidade, com barraquinhas e shows de vários países, onde tomei a nossa caipirinha, que tinha mais gelo do que qualquer outra coisa, mas por apenas 3 Euros, valeu a pena.

Nenhum comentário: