domingo, 17 de junho de 2007

Dia 27 - Berlim, Alemanha - 26/05/2007

Hoje fiz um walking tour pela cidade com um guia chileno. Ele é estudante na Alemanha há 4 anos e conhece a história da cidade com detalhes. Foi o melhor passeio com guia que fiz até hoje, pois aprendi muito sobre a história da segunda guerra mundial, o nazismo, a guerra fria e a queda da cortina de ferro nos locais onde os fatos ocorreram. Há detalhes na cidade que passam despercebidos se você não tem a orientação de um guia profissional.

É muito interessante o monumento aos judeus mortos na Europa. Essa obra é mais conhecida como monumento do holocausto e gera muitas críticas, pois a maioria das pessoas pensa que se trata de lápides representando os mortos, mas na verdade é um monumento vivencial. Andando entre as colunas de tamanhos diversos, você passa por uma sensação estranha de medo, com a sensação de que as pedras estão caindo, alem de um sentimento de estar num labirinto sem saída. Essa era a idéia do criador do monumento - que as pessoas sentissem um pouco do que os judeus sentiram. Outro ponto interessante é sua localização, bem no centro político da cidade. A Alemanha faz questão de colocar em lugar de destaque uma obra que lembra o pior de sua história, para que todos vejam, lembrem e reflitam.


Outro lugar que quero chamar a atenção é o bunker onde Hitler se suicidou, após matar seu fiel pastor alemão e sua recém esposa, amante de vários anos. No local há um estacionamento, sem muitas indicações do que aconteceu lá. O governo alemão não quer dar destaque ao local, para que não vire ponto de peregrinação para os neonazistas. Ali, naquele ponto, acabou a segunda guerra mundial.


Hoje foi a final do campeonato alemão, Nürnberg vs. Frankfurt, então fui a noite assistir ao jogou no telão montado no local do show de ontem. Tinha um grande número de policiais, porém não trabalharam muito, pois apesar dos torcedores dos dois times assistirem a final juntos, não houve nenhuma confusão. No final, quem levou a melhor foi Nürnberg. Todos comemoraram muito, até o alemão com chapéu de cerveja que me abraçou gritando Nürnberg, Nürnberg. Fiz o que qualquer faria, devolvi gritando Nürnberg, Nürnberg!! Meu time desde criancinha.

Nenhum comentário: