quinta-feira, 31 de maio de 2007

Dia 18 - Berna, Suíca - 17/05/2007

Da Holanda para a Suíça peguei o trem noturno.Às 5 da manhã, após passar por Baden-Baden, fui acordado pela polícia de fronteira para verificacao de passaporte, o que é o procedimento normal em cada mudanca de país. O problema é que dessa vez eles resolveram revistar minha bagagem. Como eu estava vindo de Amsterdam, o policial comecou a cheirar minha bagagem em busca de drogas. Coitado, só encontrou meias e cuecas sujas.

É muito fácil reconhecer um mochileiro Canadense, pois todos eles tem a bandeira do Canadá costurada em suas mochilas. Dizem que nao querem ser confundidos com americanos, o que seria ofensivo. Até alguns americanos que encontrei pela europa nao se orgulham do fato de serem americanos.

Cheguei em Berna bem em dia de feriado. A cidade, embora capital do país, é muito pequena. Todas as lojas estavam fechadas. Por sinal, as lojas fecham com frequencia em Berna, já que muitas nao funcionam às segundas-feiras e todas fecham na hora do almoco. Algumas fecham ao meio-dia e so reabrem à duas horas.

Os principais pontos turísticos da cidade sao o seu relógios e as diversas fontes ao longo da cidade. Tem também uma área com ursos passeando, que justamente dao nome à cidade, já que urso em alemao é bär (pronuncia-se "bér"), chegando ao nome original da cidade Bern.

Alicates suicos (Swiss Army Knife) sao vendidos em todos os lugares, com dezenas de modelos diferentes. Os precos deles na Suica sao os mais atrativos da Europa.

Em Berna fica a casa em que Einstein morou na época em que desenvolveu a teoria da relatividade. A casa abriga hoje o Museu Einstein.

Na Suiça, apesar de ser um país neutro e sem guerras, as casas possem bunkers para casos de guerra. Muitos utilizam esses bunkers como despensa ou até mesmo pequenas lojas.

A cidade nao tem muitos atrativos, principalmente com chuva e em dia de feriado. Serviu para que eu descansasse um pouco e assistisse alguns filmes no fim do dia no hostel, que tinha uma área de convivencia bastante agradável.

Nenhum comentário: