domingo, 8 de julho de 2007

Dia 29 - Berlim, Alemanha - 28/05/2007

Hoje foi feriado na Alemanha, o Pfingstmontag (Celebração do Espírito Santo), então as grandes lojas estava fechadas. Descobri isso quando cheguei na Kaufhof, uma grande loja de departamentos, e a encontrei fechada. Perguntei ao segurança a razão de estar fechada e então ele me disse que era Pfingstmontag, feriado. Na hora não entendi que feriado era esse, mas pelo menos ficou claro que minhas compras teriam que ser adiadas.

Hoje basicamente vaguei pela cidade, uma vez que eu já visitei praticamente todos os lugares que eu queria conhecer. Fui ao Reichstag, que é o prédio do parlamento alemão, mas não cheguei a entrar nele, pois havia uma longa fila.

Visitei o Museu Judaico, o que foi uma agradável surpresa. É um museu com uma arquitetura ousada, projetado pelo mesmo arquiteto que projetou o prédio que será construído no lugar do World Trade Center em Nova Iorque. Além disso, a exposição é bastante interativa, bem diferente do que eu esperava.

No museu, uma experiência interessante é a Torre do Holocausto. Um local espantoso - uma sala fechada toda de concreto, com paredes enormes e um teto elevado a mais de 20 metros. Lá em cima apenas um feixe de luz, única abertura do ambiente. Você e outros visitantes ficam trancados nessa torre. A única saída é uma escada que começa a uma altura que não é possível alcançar. Qualquer som é amplificado e ecoa no ambiente. A sensação é horrível, pouco perto do que os judeus sofreram.

Uma obra no museu que também chama a atenção representa a dor. São centenas de rostos, um diferente do outro, mas com a mesma sensação de terror. Uma experiência inesquecível.

Dia de arrumar a mala, amanhã viajo novamente para a Espanha, para então voltar ao Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pedro Roberto Gitirana de Araújo Guerra disse...

Olá Alessandro,

Parabéns pela iniciativa do blog, muito legal.
Desejo ainda mais sucesso!

Alessandro S Silva disse...

Valeu Pedro!! O que eu preciso é finalizar, escrevendo como foram os 2 últimos dias...